VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PASTORAL DA LITURGIA / Pastoral da Liturgia
pastliturgica.jpg

Pastoral da Liturgia

Pastoral da Liturgia é o serviço para animar ávida litúrgica, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem frutos espirituais.

A Pastoral Litúrgica, com a participação da comunidade ou de seus representantes, ocupa-se com a preparação, realização e avaliação das celebrações. Comporta uma adequada organização da vida litúrgica em todos os níveis eclesiais e uma permanente formação litúrgica do povo.

As Liturgias bem celebradas inserem as pessoas através da ação simbólico-ritual na vivência do Mistério Pascal de Cristo.

A Pastoral Litúrgica organiza-se tendo como referência os momentos fortes do Ano Litúrgico como: a festa dos padroeiros, acontecimentos importantes da história da comunidade, celebração dos sacramentos privilegiando o domingo como nossa Páscoa, dia da Ressurreição, da Palavra, da Eucaristia e da Comunidade.

A Pastoral Litúrgica numa comunidade, paróquia ou diocese funciona com o auxílio de uma organização própria, provida de um plano de trabalho e um cronograma de atividades.
Encontros toda 1ª Quarta-feira do mês.

Coordenadora Geral: Ana Luzia Cagliari Medeiros
Ministérios de Música: Cristina Anselmo de Mendonça Pires